Translate

domingo, 2 de setembro de 2012

PENSONAGENS DO OESTE - DEE BROWN

          Se você gosta do velho oeste tem que ler Dee Bown.

          Dorris Alexander Brown nasceu em Alberta, na Lousiana em 28 de fevereiro de1908. Seu pai era madeireiro. O gosto pelas histórias do velho oeste americano provavelmente se devem a seu avô que lhe falava sobre a guerra dos estados e a febre do ouro na Califórnia.
          Ele cresceu no Arkansas, Estudou no Arkansas State Teachers College e se tornou amigo de várias pessoas descendentes de índios americanos. Frequentou Universidade George Washington e a Universidade de Illinois, onde foi bibliotecário e recebeu a graduação de mestre e se tornou professou. Deu aulas de 1948 a 1972.
          Para sustentar-se, trabalhou como tipógrafo, jornalista e no Departamento Americano de Agricultura de 1934 a 1942. Depois de servir o exercito na Segunda Guerra Mundial, atuou no Departamento de Guerra.
          Sua carreira como escritor teve início em 1942, quando publicou o romance Wave high the banner. Seis anos depois, lançava seu primeiro livro histórico, Frighting Indians of the West. Os anos seguintes foram de intensa produção literária e histórica. Sua obra mais famosa, Bury My Heart at Wounded Knee (Enterrem meu coração na curva do rio), lançada em 1970, descreve a violenta relação entre índios americanos e desbravadores de terras.
          Em 1973, voltou ao Arkansas e passou a se dedicar à literatura. Brown escreveu diversos romances também para crianças.
          Brown faleceu aos 94 anos, em 12 de dezembro de 2002.

Leia:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.