Translate

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ESTEIO, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

       Esteio, Rio Grande do Sul, está a 468 km de Florianópolis e é onde estou desde ontem. Vim aqui, de moto, para visitar o Marco Leandro, uma figura fantástica que tive o prazer de conhecer pessoalmente, embora já mantivesse contato com ele há anos.
     Eu e o Marco nos conhecemos através da internet, se não me engano, pelo sitio do Guazzelli, o Brinquedos do Faroeste. Desde muito o Marco sempre se interessou pelas figuras do velho oeste. No começo forneci alguns conjuntos Gulliver pra ele, daqueles dos tubos plásticos, dos quais ele transformava e pintava. Logo ele passou a fazer sets e vendê-los. Daí para a manufatura de figuras foi um passo. 
       O que era feito arcaicamente se transformou numa atividade altamente profissional. Foram anos de pesquisa para os materiais ideais para a fabricação de cowboys e outros bonequinhos. O que antes era feito em resina acrílica, logo passo a ser feito em polímeros mais resistentes. Hoje, com formas de materiais especiais (importados e de alto custo, por sinal), são moldadas figuras de uma resistência e qualidade que superam muitas originais. 
       Outro fator importante é a possibilidade de restauração, com fidelidade absoluta, de bonequinhos danificados. Vendo pessoalmente o trabalho dele é que pude ter a ideia exata do que é uma figura feita ou restaurada por ele. Se você tiver uma figura, destas raras tipo Casablanca, Trol, ou outra qualquer, mesmo uma peça partida, ele é capaz de reproduzir ou fazer igual. Só não fica melhor porque ele defende que tem que ser realmente próximo do original. 
       Outra preocupação é a pintura. Tem muita gente que se bate atrás de tintas como humbrol e outras. Se quebra todo pra importar e tal. Pois o Marco resolveu esse problema. As figuras dele saem pintadas com uma gama de cores a gosto do cliente, seja ela baseada em originais ou não, com ou sem brilho, sendo ou não semelhantes às antigas. O segredo dele? Bom, perguntem a ele, eu não vou revelar.
        Aproveitei minha estada aqui para lhe dar algumas dicas sobre armas de fogo dos tempos do velho oeste. Assim, creio que seus trabalhos poderão ficar ainda melhores. Afinal, figuras tão bonitas não servem somente para brincar. Elas são um espelho, seja em sets que retratam uma parte da história, um filme ou uma série de televisão. 


Adan Cartwrigth, do seriado Bonanza. Excelente acabamento de pintura.


  Cowboy (do Banquinho) Brigando já pintado.


Cowboy do Deserto em processo de pintura.

       Acima algumas fotos dos seu trabalhos. Detalhe: testamos algumas figuras e embora umas sejam mais resistentes do que as outras, a qualidade me surpreendeu. Até tiro de carabina de ar comprimido nós demos nelas. E  não morreram nem mocinhos, nem bandidos, nem soldados ou índios.


       

4 comentários:

  1. Vou discordar de você, na minha opinião réplicas só desvalorizam a coleção de quem possui os originais, além disso, por serem bem mais fáceis e baratas de adquirir , acabam desinteressando colecionadores jovens de comprar itens verdadeiros e raros. O melhor seria se as figuras fossem diferentes das originais, com poses que não existem no mercado oficial, aí sim seria mais interessante, exatamente como você faz com seus fortes, eles são originais, não são cópias exatas da Gulliver, não competem no mesmo nível, são diferentes e, na minha opinião, seus fortes são mais bonitos e bem mais fieis à realidade. EMHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Realmente réplica é réplica. No entanto, essas figuras, ao que tudo indica, estão em extinção. Ainda restam muitas, mas ou vão continuar escondidas ou vão (ou foram) parar no lixo. O valor das réplicas está na oportunidade de termos, no futuro, opção de visualizar como eram os brinquedos antigos.
      Optar por uma réplica, desde que seja consciente, é uma opção pessoal. Eu por exemplo, teria os originais se pudesse, mas com algumas figuras isso está impossível hoje em dia. Tenho originais, os valorizo, mas valorizo também o trabalho de copiar à perfeição uma figura.
      Não podemos esquecer que há figuras que deterioram sozinhas, que vez por outra tem que ser coladas. Eu mesmo tenho uma que ao menor toque se desfaz. Aí eu vou lá, refaço a parte quebrada e depois de muito trabalho, vejo que quebrou em outro local.
      Mesmo assim, agradeço e concordo com sua opnião. Nada como o roginal.
      Obrigado também pelo elogio aos forte. Eu poderia construir uma réplica perfeita, mas seria isso, uma réplica.
      Muito obrigado.

      Excluir
  2. Como faço para comprar essas replicas?Gostei muito, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.