Translate

sábado, 8 de junho de 2013

PINTURA DAS PEÇAS - COISA DÍFICIL

       Para tirar algumas dúvidas, estou postando sobre a difícil arte de pintar peças e mais ainda, de agradar ao público.
       As peças de madeira dos fortes, das fazendas, as carrocinhas e outros era geralmente pintado com uma tinta impregnante , que tingia a madeira mais do que pintava. À primeira vista parece anilina dissolvida em álcool, e segundo aqueles a quem consultei, é isso ou em água quente. Álcool é mais rápido e por isso uso esse modo. Tentei dissolver em thinners e misturar com selador fundo para móveis. Fica bom, permanente, mas não dá para fazer retoques, tem que lixar para dar outra mão. Não é usual.
        Um outro fator a considerar são as opções de cores nas anilinas. Aqui em Florianópolis, eu custei a encontra o amarelo certo. Por acaso eu passei na frete de uma loja e perguntei. O vendedor tinha lá um pote que me deu. Amarelo ouro tem, mas não é indicado. Tem que ser outro tom. Vermelho Encarnado foi o que encontrei, mas ele adquire tonalidade diferente em álcool ou thinner + selador, então prefira o álcool. Além disso, dá pra misturar o mogno com vermelho, atingindo um vermelho mais roxinho. Eu prefiro assim.
        Outras tintas podem ser utilizadas. Certa vez usei, nos telhados e nas paredes de uma casinha, tinta acrílica de artesanato ou para pinturas de parede de alvenaria. A vantagem é que você compra branca e um monte de bisnagas de corante e pinta da cor que quiser, no tom que quiser. Passando um selador por cima, fica muito bonito, e dá um ar de plastificado sem brilho, mas deve-se usar polistein, da Sayerlack. Mais do que isso, dá para fazer uma série de efeitos com betume para dar um ar de envelhecimento. O próprio Osmocolor, em tom de mogno, passado por cima do vermelho vivo, em pinceladas esparsas ou com uma bucha, suja o mesmo num tom envelhecido, como se o telhado estivesse manchado pelo tempo.
       Uma técnica que ainda não fiz, mas que quero fazer para um forte meu mesmo é pintar com com tinta acrílica acinzentada ou beje e passar betume com álcool. Isso vai dar um ar de madeira manchada. Vou fazer, é claro, algumas experiências antes para determinar a cor certa.
      Uma outra técnica que fiz e deu certo foi escurecer os fortes com Osmocolor em tom de marrom, como o nogueira e passar o Polistein transparente por cima. Uma mão de cada e parece que tem um filme plástico por cima, como a vantagem de ser imune á água e poder ser lavado se criar poeira, embora eu não recomende molhar demais.
      O betume com álcool é recomendado para escurecer as peças e deixá-las com cor de muito velho. Nunca fiz, porque uso madeira escura vez por outra e basta pintar com um impregnante para ela ficar mais escura. Pó de café usado também é legal para isso.
       Pode-se ainda usar produtos naturais para tingimento, como urucum para o vermelho, pinhão, joão bolão e tantas outras sementes e frutas para diverso tons. Basta uma pequena pesquisa no ggogle para isso, sendo desnecessário falar a respeito.
       Bom, é isso aí. Se alguém contribuir, vou aumentando o tópico.
     


       

2 comentários:

  1. Interessante artigo. Pela dificuldade da técnica, é mais adequada para pessoas com um certo grau de habilidade e experiência.

    ResponderExcluir
  2. Você já tentou usar nas peças de madeira, tinta para tingir roupa, você aquece ela e quando estiver fervendo ponha em uma forma de assar e mergulhe a a peça por pouco tempo se a cor não lhe agradar refaça o processo.Você pode também ao invés de mergulhar a peça utilizar um pincel largo.
    espero que de certo fique com Deus

    ResponderExcluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.