Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2013

ANALISE DA CARROÇA CASABLANCA

      Estava pesquisando fotos de carroça Casablanca no Google e apareceram essas aí de baixo. Vou aproveitar para analisar alguns aspectos desses brinquedos. Como sabem, eu gostaria de copiar fielmente uma dessas para quem desejasse. Olhando atentamente, vejo que terei muito trabalho.


Olhando atentamente, podemos ver que a lona é de um pano bem parecido com um linho com poucos fios, costurado com linha amarelo. O modo de amarrar é simplesmente unir as pontas dos cordões que passam por dentro da lona na parte dianteira e traseira. Os ilhoses parecem ser de latão, já que não apresentam ferrugem. A madeira, provavelmente de pinho, parece ser a sobra das paliçadas dos fortes. O fundo é de compensado, mas já vi, em outros modelos de outras marcas, de Eucatex (R).


Detalhe da amarração da lona e do fundo da caçamba. 


Podemos ver acima o barril que vinha em algumas carroças. É de plástico. Durante muito tempo pensei que fosse de madeira.


Os eixos são da mesma espessura e largura, só que o dianteiro fica deitado e o traseiro em pé. Isso é para compensar o tamanho diferente das rodas dianteira e traseira. Além disso, tudo é pregado. Não se usa cola.


Na foto acima podemos ver bem as laterais. Não havia uma preocupação com a simetria, tanto que as laterais são cortadas de partes diferentes e parecem mesmo aproveitamento de sobras. Notem a lateral direita ao nosso olhar: há uma rebarba indicando o próximo gomo arredondado.


A madeira onde prendemos o cambão dos cavalos parece ter um formato trapezoidal, como dos "gelos baianos" nas estradas. O cordão que prende a lona nas laterais é passado alternadamente entre os ilhoses e os pregos das laterais. As rodas são pregadas. Os pregos são comuns, sem revestimento de zinco, ao contrário dos aros da cobertura. Podemos ver claramente a oxidação do zinco na foto acima.

CONCLUSÃO: Apesar de bonita, o brinquedo é um tanto tosco. E é isso mesmo que dá o seu valor e seu charme. Eu poderia copiar centenas delas e nunca atingir essa "imperfeição" tão perfeita. Bem que vou tentar, mas sinceramente, duvido que consiga chegar muito perto de fazer uma igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.