Translate

quinta-feira, 6 de junho de 2013

NOVA ENCOMENDA DO SYLVIO

       Depois de ter encomendado um forte há tempos atrás, nosso amigo Sylvio fez contato e encomendou essas peças das fotos abaixo. São a casa do conjunto Ponderoza, a cruz do conjunto Zorro, o mastro e guaritas do forte Rim Tim Tim e duas carroças, uma com e outra sem cobertura.
       Uma coisa que fiz por conta foi tingir os eixos das carroças de amarelo, contrastando assim com a pintura vermelho e pinhão da carroceria.
       O portal vai ser, a partir de agora, um item que pretendo fazer para ter em estoque junto com cercas para montar uma fazenda. É um projeto antigo fazer fazendinhas e compô-las com personagens Gulliver ou Britains ou outros.
       Pretendo aproveita a ideia dessas guaritas para usar parecidas como prisões para os fortes ou até mesmo como paiol de munição ou víveres.








2 comentários:

  1. Sensacional, muito bem feito, detalhes incríveis, nossa, ficou muito lindo!!!! Parecem peças antigas, a cor amarela deu um tom de velho, ficou deslumbrantes tudo!!! É emocionante ver alguém hoje em dia reproduzindo brinquedos antigos tão bem. Depois de vários minutos observando, foi difícil encontrar erros, mas achei alguns pequenos, e sei que você gosta de críticas construtivas:
    - O cruzeiro do Zorro é branco, não amarelo
    - Faltou a chaminé, que é verde, da casinha Ponderosa
    - Ainda sobra a casinha, a original tem umas partes mais escuras, talvez algum verniz mogno, nas partes verticais...
    - O portão principal original da fazenda é de plástico (não tem como copiar) e achei a tabuleta pendurada muito encostada no telhadinho, talvez ficasse melhor colocar mais um anel.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Foi a primeira tentativa de fazer uma reprodução (a guarita está no mesmo pacote).
      Na verdade, esse amarelo não é a mesma cor, mas fica impossível achar o tom certo hoje em dia, e falo das várias cores. O amarelo, o vermelho, o roxo, o verde, todas são a base de anilina, provavelmente. O difícil é saber qual marca e qual cor usavam, então, só por aproximação. Tanto que a chaminé não aparece nas fotos porque eu ainda não a havia pintado. Já está feito, mas tive que usar um corante diferente.
      Ainda sobre a pintura, as cores variavam em tom na época e mesmo o vermelho hora era mais vermelho, hora mais arroxeado. Já tentei fazer de tudo, mas ainda não consegui o tom do vermelho certo, igual ao que tenho no meu Fort Rim Tim Tim, por exemplo.
      A cruz eu optei pela cor amarela para não pecar pintando-a e depois o cliente não gostar. Ele vai poder pintar quando quiser, com a tinta que preferir.
      O pórtico foi um pedido dele, nesse formato. Na placa pode ser colocada mais um elo sem problemas. Vou aproveitar e fazer uns pra ele colocar lá, se for o caso.
      Já o portão, que é de plástico, tem como copiar sim. É um processo demorado, mas pode ser feito. Existem dois modos de fazer isso. Fazendo-o manualmente, soldando filetes de plástico (é assim que se faz antes de moldar) ou fazendo um molde de e injetando um polímero adequado (coisa para o Marco Leandro).
      Ainda estou novo no negócio das pinturas. É uma coisa difícil agradar a si mesmo as vezes, quanto mais aos outros. Só pintei porque ele pediu. Mas eu não gosto de fazer isso, principalmente porque leva tempo. Existem muitas técnicas, muitos gostos, muitos tons e fica difícil ver o que vai agradar.
      Eu vou escrever um tópico sobre pinturas hora dessas e ai explico melhor.
      Novamente, obrigado pelas críticas e sugestões.

      Excluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.