Translate

domingo, 12 de maio de 2013

FORTE APACHE - GUARITA DO FORT RIM TIM TIM

          Meu amigo Juninho me pediu para reproduzir uma peças para ele tentar ir completando sua coleção, perdida há algum tempo. Pediu-me algumas peças do Fort Rim Tim Tim, como o mastro e uma guarita, além de duas colunas para a estrebaria no lado esquerdo. Pediu também a cruz do conjunto do Zorro.
          Hoje comecei a fazer a guarita, e quando já estava finalizando os cortes para fazer aqueles arredondados, a serra parou e não ligou mais. Resolvi fazer o que faltava na mão e como era pouca coisa, acabou não levando muito tempo. O resultado pode ser visto na foto abaixo. Espero que gostem. Quanto as outras peças, coloco a foto assim que eu as fizer.
          A madeira utilizada é a mesma da época, pinho de araucária. Fiz questão de usar de umas tábuas de forro da casa onde eu morava quando era pequeno. Essa madeira está cada vez mais difícil de encontrar, pois seu corte não é autorizado com facilidade. Felizmente eu encontro alguma coisa nas demolições de casas aqui por perto. Ontem mesmo consegui algumas peças que iam pro lixo numa casa demolida. Vieram com uns furos de cupim, mas vai dar pra aproveitar 90 %.


Guarita da segunda série do Fort Rim Tim Tim, ao lado de uma cópia da primeira série. Fiz questão de deixar os corte da janela com um pequeno defeito, como era comum nesses brinquedos.

4 comentários:

  1. Muito boa!!! E você consegue reproduzir a cor vermelha também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, 100% eu não vou dizer que sim, mas estou estudando umas técnicas. A princípio seria bem simples, mas fui atras do material e não consegui o exato. Segundo meu sogro, que é marceneiro de profissão, a cor vermelho é a base de anilina dissolvida em selador para madeira. O problema é anilina tem várias tonalidades para chegar a esse vermelho. Não basta colocar vermelho e pintar, tem que ser o vermelho certo. E não tenho certeza ainda quanto ao selador. Vou tentar ver isso o quanto antes.

      Excluir
  2. Sei de um artesão que já resolveu esse problema: o Luiz Pagliarini, e como ele já vendeu toda sua coleção, acho que não vai mais trabalhar com forte apache, talvez você possa conseguir algumas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia conseguir o e-mail dele e passar por e-mail para mim?
      forteapachedemadeira@gmail.com

      Excluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.