Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

CARROÇA PARA FAZENDA E FORTE APACHE

         Acabei ainda a pouco essa carroça que vai equipar o conjunto de Forte Apache do Régis. Não é uma réplica, mas sim baseada nas antigas. O fundo é de eucatex, curiosamente mais espesso do que o encontrado atualmente. Na verdade ele é da mesma época que a Troll e Gulliver faziam essas carroças.
        A pintura foi por tingimento com corante da cor mogno,m o que a deixou nessa cor. Estou tentando acertar a cor vermelho arroxeado das antigas, mas é muito difícil. Essa semana vou fazer mais uns testes.
        Neste modelo usei rodas das carroças da Gulliver atuais, mas podem ser colocadas da DSG. A lona é de tecido de algodão usado em lençóis. Modifiquei a amarração da lona para deixar o espaço mais aberto e possibilitar que o cocheiro fique bem aconchegado, o que era difícil nas originais. As amarras passam por baixo do fundo agora. Isso dispensa aqueles preguinhos nas laterais afim de fixar melhor a cobertura.
        Meu intuito agora é fazer essas amarras com um parafuso no fundo prendendo as pontas dos cordames. Assim, essa laçada vai desaparecer. Para os saudosistas que não abrem mão do esquema antigo, é fácil amarrar daquele jeito. Vai do gosto de cada um e a facilidade de cada sistema. Para quem quiser lonas para suas carroças, eu estarei fazendo-as a partir de agora, juntamente com saquinhos para colocar na carga.
        Como recebi um comentário recente sobre os parafusos nas rodas, resolvi colocá-los na cor preta para ficarem menos vistosos. Pessoalmente eu prefiro os amarelos de latão, mas eles tem que ser torneados um a um nas cabeças. Para colocar pregos, seria preciso um muito espesso por causa do diâmetro dos furos das rodas (4 mm). Pensei em colocar a parte de alumínio do rebite POP, mas a cabeça tem que ser torneada também para não ficar muito grande. Vou tentar acha um parafuso mais adequado, mas acho que o resultado não será muito melhor que o atual.
               Cores disponíveis para esse e os modelos idênticos aos da Casablanca: Pinhão (mogno), laranja, amarelo, amarelo ouro e outras ainda por definir em encomenda.    

Clique nas fotos para ampliar





    


5 comentários:

  1. Comentário que excluí por engano. Peço desculpas a pessoa que comentou.
    "Eu gostei muito das carroças, principalmente da cor, pois eu não gosto do vermelho cereja da Gulliver. A única coisa que não gostei foi do parafuso que prende as rodas, acho que você tinha que botar pregos mesmo. Não fosse o parafuso, essa carroça tá lindona!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então,
      Eu gostaria muito de colocar pregos nas rodinhas, mas os furos são muito grandes e teria que usar um prego muito grosso. Dentro dessas rodas vai uma bucha.
      Mas, talvés se eu colocar uma bucha de rebite POP, e colocar um prego fique melhor. Vou testar e colocar o resultado aqui para apreciação de vocês.
      Eu comprei uns parafusos pretos também. São parecidos com esses, mas de fenda, por isso acabei não usando ainda. Existe um outro tipo, phillips também, como cabeça arredondada e preto. É provável que fique melhor.
      Vou colocar os pretos ou o rebite e troco a foto acima.

      Excluir
  2. Eu achei o philips preto redondo melhor, mas o problema é aparecer a fenda mesmo, as carroças Casablanca/Gulliver vem com preços, mas algumas são com um pedaço de arame grosso atravessado de uma roda a outra, pode ser uma solução também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu tenho uma assim. Mas a cabeça do arame é prensada. O problema é mesmo o diâmetro do furo, que é muito grande. Eu poderia fazer um eixo de plástico preto, tornear a ponta, inserir as rodas e depois queimar para fazer a "cabeça", igual nas carroças de plástico da Gulliver dos anos 1970. Dá um pouco de trabalho, mas fica bom.
      Já as fendas dos parafusos podem ser preenchidas e pintadas de preto.
      Tendo um tempo, vou ver melhor isso tudo. É que estou saindo para trabalhar fora e só volto em julho. Verei se posso fazer alguma coisa por essa semana antes de ir.
      Valeu pelos comentários. São ele que me ajudam a desenvolver brinquedos cada vez melhores.

      Excluir
  3. De qualquer forma a carroça ficou legal. Com o passar o tempo sempre aprimoramos aquilo que gostamos de fazer.

    ResponderExcluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.