Translate

terça-feira, 21 de agosto de 2018

PINTURAS DE FIGURAS 1 - PREPARAÇÃO

Várias pessoas tem me contactado afim de esclarecerem dúvidas sobre a pintura dos "bonequinhos". Por conta disso, resolvi fazer uma série de posts a respeito. Pensei mesmo em fazer um só, mas o assunto é um pouco complexo, e eu mesmo terei que pesquisar sobre algumas técnicas. Desculpem se não vou postar fotos detalhadas agora, pois ainda tenho que fazer algumas específicas, que irei adicionar no devido tempo. Também vou me ater as pinturas com tinta acrílica.
Comecemos então.

Seja nova ou usada, devemos lavar a figura para retirar ou o desmoldante (nova) ou sujeiras e até mesmo óleos, ou mesmo a pintura antiga. Basta colocar de molho no sabão em pó. Uns usam detergente, mas o bom e velho "OMO" contém soda cáustica, que dissolve tudo, até mesmo tinta. 

Vocês vão notar que algumas tintas amolecem com facilidade, principalmente as acrílicas. Mas eventualmente terão que usar um pouco de soda cáustica junto. Cuidado, é perigoso, pois ela pode queimar e irritar as vias respiratórias, portanto usem luvas e uma máscara. O tempo você tem que avaliar por si mesmo, pois vária bastante. Algumas tintas saem com a maior facilidade, como aquelas prateadas (cromados) e algumas figuras ou carrinhos. A tinta deve sair com facilidade usando uma escova de dentes mais dura. 

Além da soda cáustica vocês podem usar fluido hidráulico de freio. Tenham cuidado com as roupas, pois ele é corrosivo em boa parte dos tecidos. O tempo de imersão pode variar bastante e é preciso avaliarem isso também. Depois da tinta soltar, lavem as figuras em água com detergente ou com sabão em pó (ou líquido).

Agora que a figura está limpa, vamos prepará-la para o primer, que poderá ser automotivo (spray ou não) ou o que eu normalmente indico, da Corfix, por ser transparente. Esse Corfix é a base de solventes, como os automotivos.  "Ah, mas tem um da Acriléx." De boa, não uso. Ele deixa a figura boa pra pintar porque é branco opaco, mas é muito rugoso e parece sair com facilidade no plásticos P.E.T..

Primers da Corfix e Acrilex. 



Spray. Há diversas marcas e eu particularmente nunca usei. Vocês podem tirar dúvidas com um funileiro.




"Mas, e o material da figura? Todas vão primer?" Olha, pra essas de plástico P.E.T. eu uso esse da Corfix. Uso também para o P.V.C. e também já usei em chumbo, embora o específico para metal deva ser masi indicado. Já as figuras muito maleáveis ainda são um mistério pra mim. Teoricamente a tinta a ser utilizada seria a vinílica, bem tóxica e cara. Não cheguei nesse estágio ainda, mas vocês podem procurar no Facebook pelo "Maurício Restauro Falcon". Ele tem a manha.

Opa, espera aí. Eu falei que vamos preparar a figura para o primer e disse qual usar, mas ainda falta uma coisa importantíssima, arranhar a figura. Já vi alguns dizerem que usam lixa fina. Pah, chato de fazer. Eu prefiro uma escova de aço inóx ou latão, dessas de limpeza, que parecem escovas de dentes.
Uso ela com um pouco de pasta do tipo Jóia, Cristal ou seja lá que nome tenha dado ultimamente.
Penso ainda em fazer um tamborilador pra usar com areia fina (é tipo uma betoneira, usada para limpeza de cartuchos de armas de fogo) ou mais simples, um jato de areia caseiro (tem pra vender ou vídeos de como fazer no Youtube).

Escovas que se encontra facilmente em lojas populares. Dê preferencia pela inoxidáveis.

Pasta Cristal, para ajudar a arranhar as figuras.



Pronto. Agora você pode passar o primer. Mas antes, use uma base por baixo da base da figura. Pode ser um quadrado de madeira ou uma tampa de algo com fita dupla face unindo as duas peças. Ou pode ser um pedaço de madeira, com um raio de bike, cuja rosca vocês vão rosquear na base ou na figura, depois de fazer um furo com uma broca 2 mm (o raio deve ser 2 mm). Essa broca tem que ser manual, ok. Não use furadeira!


Furadeira Manual


Bom, é isso. Agora é espera secar bem e pintar. Se puder espera de um dia pro outro, parece ser melhor.

No próximo post falo sobre as tintas.

Obrigado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.