Translate

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

PINTURAS DE FIGURAS 3 - COMEÇANDO A PINTAR


Agora, que tal começarmos a pintar. Lembrando que até agora falamos em usar primer (base não água) e tintas e vernizes acrílicos (base água). O que vou falar aqui é o que faço, e mesmo assim nem sempre uso a mesma técnica.

Depois de prendemos (ou não) a figura na base com a fita dupla face e com um pincel mais largo passamos o primer na figura arranhada com a escova de aço e a Pasta Cristal. Agora, com o mesmo pincel, limpo em álcool (o solvente do primer da Corfix), vamos pintar a base da figura da cor desejada.

Pah, que cor eu uso? Verde? Que tom de verde? Ah! Vou usar marrom, cor de terra, azul? Fiquem a vontade, ok. Mas tenham em mente o que vocês querem para a figura. Ela vai pra estante e é uma repintura tipo vintage? Bom, então a base é verde. Não perguntem por que, mas é verde. A figura vai para um “diorama”, uma “cena”? Então tem que se aproximar dos tons da base desse cenário, correto?

Belezinha. Pintaram a base de verde. Para por aí. Guarda a tinta. Só vão usar novamente para retoques. Pintaram de cor de areia, barro, ou coisa parecida? Ótimo. Continuem pintando a figura até a altura da cintura (se estiver de calças). Bota, calça, cinto, tudo da mesma cor. Se for um caçador ou estiver usando roupa de pele, tipo um Sioux, da-lhe tinta na figura toda, sem dó. Podem pintar o chapéu também.

Secou? Não, ta demorando? Usem um secador de cabelos daqueles bem fraquinhos pra ajudar. Ok, vamos continuar. Agora pintem a calça com a cor que vocês quiserem. Pode ser um marrom forte (ou mais claro) diluído em água, pode ser um azul, pode ser qualquer cor, diluída ou não. Ficaram em dúvida? Experimentem pintar outra coisa para verem o efeito.

Acertou a calça, vamos às botas e cinto do revolver. Mas antes, se vocês quiserem, podem pintar o rosto e mãos com o tom que acharem melhor. Eis uma lista básica:
1-      Cor Pele (pronta ou feita) para os brancos;
2-      Marrom Clarinho, imitando bronzeado, para os índios e mexicanos;
3-      Marrom escuro ou para os “afrodescendentes” ou preto para os “Africanos”.

Particularmente eu deixo as botas e o cinturão para depois de pintar a parte de cima das figuras, a não ser que tenha a tinta pronta para outra pintura. Questão de oportunidade versus desperdício de tempo e tinta. Muitas vezes eu uso marrom ou preto mais diluídos. Isso facilita a passagem do pincel sobre as áreas e dar um ar de “lavado’, o chamado “wash”.

Simples assim? Claro que não. Agora que a figura está “vestida”, vamos retocar chapéus, dar tons aos cabelos, pintar ou não olhos, sobrancelhas, boca, dentes, orelhas. Aí entra aquele pincel 000, e paciência, muita paciência.

Realmente chegar a perfeição, ao encontro perfeito entre as duas cores tinta, a harmonia entre as cores requer prática e experiência. Não achem que vão pintar a figura perfeitamente na primeira tentativa. Bem provável que vocês não gostem do resultado. Se for o caso, deixa a figura de molho no sabão em pó e começa de novo.

Daqui por diante vou me ater apenas a detalhes específicos de pintura em cada figura. Vamos ver cada coisa separadamente.

Vou colocar algumas fotos abaixo e fazer alguns comentários para ajudar a entenderem melhor.

Índio Gulliver, Trol  ou Casablanca, com a base verde original. Muito legal, como peça de brinquedo que era. A base verde nunca incomodaria uma criança querendo brincar e provavelmente achando que ele estava sob um grande gramado.

Repintura que fiz em soldados Gulliver dos anos 1970. Fiz as bases verdes para deixar as figuras mais próximas das originais. Nessas figuras, o cinturão era pintado de branco, o que não condiz com o uniforme da época. Preferi pintar de preto. Essas figuras não estão "vesidas" de tinta, ou seja, não foram pintadas calças e camisas.

Pintura muito bem feita pelo amigo Sérgio Franchi. Estes Atlantic (copiados aqui nos anos 1980 pela Gulliver) estão pintados nas cores da cavalaria na época das Guerras Índias. Notem que o Sérgio resolveu dar um tom neutro para as bases, embora numa cor única.

Composição que fiz para uma cena. Reparem como duas das bases destoam do assoalho da calçada do banco.


Pintei este índio pensando no cenário árido do deserto do Arizona. Há diferenças de tom entre a pedra onde ele apoia o pé esquerdo e a base do direito. Essa diferença foi feita usando um "wash" de marrom escuro. O mesmo foi usado para as botas. Umas pinceladas mais fortes de marrom diluído para os detalhes.

Base cor de terra com detalhes em verde servem bem aos cenários onde a vegetação é salpicada.

Outro exemplo de base mista.

Estes não tenho mais, senão iria repintar as bases. Francamente não sei onde estava com a cabeça para pintá-las assim.

Base marrom, aproximando da de um assoalho sujo de um saloon.

Base verde com detalhes. Notem a pequena diferença de tom de marrom das botas para a calça.

As bases dessas figuras eram lisas. Como pretendia pintar com detalhes de relva, usei um pirógrafo para fazer os detalhes sulcados. Depois tinta verde, marrom e outros tons claros.

Cavalo Gulliver que era branco, Alguns detalhes de "lavado" nas patas.

Bases marrons claras para simular o barro de uma rua de cidade de faroeste.

Bases verdes comuns.

Base marrom com detalhe verde na vegetação. Notem os tons parecidos entre a base e as botas.

Base clara com detalhe. Esta foi a primeira figura que pintei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.