Translate

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

PINTURAS DE FIGURAS 2 - OS PINCEIS E AS TINTAS (ACRÍLICAS)


Antes de começar a falar das tintas, vamos passar rapidamente pelos pinceis. Quais usar? Que marca? Acho que isso vocês vão ter que ir atrás depois, pois há muitos gostos e técnicas em questão. Vamos começar pelo mais simples então? Ok, vamos lá.

Basicamente vocês vão precisar de quatro pinceis: um muito fino para retocar mínimos detalhes, um “menos fino” para ainda os detalhes, um “mais ou menos” para “poucos detalhes” e um mais largo para cobrir maiores partes da roupa e base.

Entenderam? KKKK, deve ter ficado meio confuso, mas creiam, é isso mesmo. Vamos lá, eu explico. Se vocês forem numa loja mais especializada, ou mesmo que comprem pela internet (numa loja que ofereça suporte), eles vão explicar pra vocês. Basicamente um muito fino para sobrancelhas, olhos, pequenos riscos, um para riscos mais largos e assim por diante.

 Do menor para o maior, estes tamanhos são: 7/0 (também especificado 0000000), 6/0, 5/0, 4/0, 000, 00, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 25, 26, 28, 30. Os tamanhos 000 a 20 são os mais comuns. Quanto maior o número, mais pelos o pincel tem.(https://www.fazfacil.com.br/artesanato/pinceis-artisticos-tipos/)

Outra coisa é o material usado nas cerdas (que tem também nesse link acima). Eu, particularmente, tenho usado os pinceis da Tigre e Condor, por serem os que encontro aqui. Tive oportunidade de comprar os da Humbrol no Ebay (https://www.ebay.com/p/Humbrol-Hobby-Paint-Brushes-Sizes-000-0-2-4-Palpo-Sable-Brush-4-Pack-MIP/1637214039?iid=372407662500) e trazer através de uma amiga da Inglaterra. Penso que seriam bem bons também.




Agora vamos às tintas. O que vocês querem usar? Porque há muitas opções. Que tal as mais fáceis e baratas? Acrilex ou Corfix, ou mesmo outras que vocês encontram? Acrílicas, pra ficar ainda mais simples? Vamos lá.

Tenho usado as tintas acrílicas da Acrilex e Corfix pela facilidade de obter em bisnagas, o que facilita colocar pequenas gotas na paleta. São mais caras, mas rendem mais, 60 ml contra 37 ml do tubo com rosca.



Existem, obviamente, tintas acrílicas importadas bem melhores em alguns aspectos, e se puderem comprar dessas, bem melhor. O preço, porém, é salgado aqui no Brasil. Que eu conheça, as da Valejo e Revell são as mais fáceis de encontrar, embora existam outras, em outras partes do país, que possam ser mais fáceis de conseguir. A vantagem é que elas são produzidas para pintar figuras e modelos específicos.


Porque pintar com acrílicas? Porque é barato, e o resultado pode surpreender. Mas, tenham o cuidado de usar as foscas (minha opinião) e depois o verniz fosco por cima.

Toda tinta é igual? Não. Nem da mesma marca. Por vezes elas não cobrem adequadamente e pela experiência vocês verão o que fazer, se dão outra demão ou não, ou ainda usar um fundo de outra cor. Às vezes o efeito do “lavado”, quando a tinta não cobre bem, é mais legal.

Que verniz eu uso? Eu uso o fosco da  Corfix, um leitoso que parece cola “Tenaz”. Depois de seco ele fica transparente.


Abaixo, três momentos do 
antes, durante e depois do verniz.







Posso usar o verniz misturado  misturado com a tinta? Pode, e dá um excelente acabamento. No caso da tinta “Pele” da Acrilex, eu uso para não rachar. Custa um pouquinho mais para secar, mas é legal.

Bom, acho que isso esclarece algumas dúvidas por enquanto. No próximo post, detalhes sobre a pintura da peça, alguns esquemas de cores e a técnica do “wash”.

Links úteis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.