Translate

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

EXPOSITOR PARA FIGURAS E CENÁRIOS

Eu estou há tempos para mostra para vocês um jeito prático de montar um expositor para as figuras e até mesmo montar algum cenário. Este da foto, e o segundo que eu mesmo construí. Passo a vocês como ele pode ser feito.



MATERIAL

Usei dois pedaços de pernas de serra de 6 X 12 cm para as laterais e duas tábuas de 16 cm de largura por 2,5 de espessura. Não é preciso obedecer essas medidas, mas as tabuas tem que ser mais largas que as das laterais. As madeiras fora aproveitadas de uma demolição.

FERRAMENTAS

Serra de mão ou mesa ou serrote bem afiado, esquadro, lápis, formões, furadeira e brocas, plaina, lixas ou lixadeira de cinta ou de disco para furadeira, paciência, muita paciência.

PASSO A PASSO - Construção e fixação

Corte as laterais de 6 x 12 no tamanho desejado (aqui de 80 cm). Depois as tábuas na largura desejada (aqui de 80 cm). Una as laterais com as partes superior e inferior para dar o formato de caixa. Aparafuse sem usar cola (não use pregos). Verifique se está no esquadro ao apertar (use um esquadro grande ou uma porta de armário) e reaperte. Se ela não esquadrejar, afrouxe os parafusos um pouco e deixe assim até colocar o vidro. Montada a estrutura é hora das prateleiras: podem ser de vidro ou de madeira, como as minhas, que fiz com tabuinhas de 1 cm de espessura, usando um forro de casa. Assoalho de madeira usado, ou aqueles novos de lâminas também ficam legais. Monte essa prateleiras na disposição adequada ao seu gosto usando como apoio pinos feitos ou comprados em lojas de artigos para móveis.



Agora vamos ver a fixação. Existem vária maneiras de fixar e vários fixadores que você encontra também nas loja especializadas. Eu fiz os meus escariando a parte detrás da estante (foto acima) e colocando duas placas com três parafusos e um rasgo para a cabeça do parafuso entrar e prender. Tipo os engates de relógio de parede, onde a cabeça do parafuso entra por um furo maior e encaixa num menor. Use parafuso de cabeça de embutir e bucha expansiva para tijolo vazado nº 10. O uso deste parafuso permite que a estrutura de madeira fique bem colada à parede, pois o formato da cabeça faz com que o suporte sofra um auto aperto.





Após colocar na parede e verificar o "esquadro", meça o vidro. Ele vai de cima até embaixo na altura total, por dentro da moldura, mas sobra nas laterais. Isso porque ele vai ser preso ali  por uma cantoneira de madeira ou outro suporte adequado. No meu caso eu cortei as cantoneiras com 2,5 cm de largura para sobrepor, sem folga, o vidro de 6 mm. Prendi elas com dois parafusos cada.

É preciso tomar cuidado ao manusear o vidro, pois ele é pesado. É se você o segurar com as mão para colocar, ele ficará marcado com digitais e gordura das mãos. Use uma ventosa de vidraceiro. Uma dupla custa em torno de R$ 35,00 (foto). Assim que for possível eu faço um vídeo deste processo.




3 comentários:

  1. Espetacular, como tudo que você faz, sempre tem que ser primoroso, ficou bom de mais, acho que é a vitrine mais bonita que já vi até hoje.

    ResponderExcluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.