Translate

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

FILMES E FIGURAS (FILMES AND ACTION FIGURES)

Qualquer fabricante, mas leia-se aqui a Gulliver principalmente  poderia reinvestir nas figuras de filmes de faroeste. Pode-se até dizer que não há mercado para isso, mas discordo, e creio que há mais gente que concorda comigo. Tanto que vemos uma série de lojas com coleções sobre os temas de filmes (muitas on line) que tentam ter em seus estoques os últimos lançamentos em termos de figuras e outros colecionáveis.

Ainda que o que vejamos aqui no Brasil, seja relativo a filmes de ação dos super-heróis do momento (Marvel e DC, todos importados, é claro), certamente haveria lugar para os outros tipos de personagens, como os nossos cowboys.

Hoje, com a facilidade de fazer moldes a preços baixos, poderíamos ter uma grande quantidade de figuras. Os próprios Gulliver atuais poderiam ser modificados facilmente para aumentar o número de figuras disponíveis. Isso somado à venda avulsa das figuras, como antigamente.

Fiz uma pesquisa rápida sobre figuras de personagens alusivas a filmes recentes sobre o tema western e apareceram vários personagens. Apareceram vários. Alguns de fabricação artesanal, mas muitos industriais.

Filmes como Django Livre, e outros do passado recente como Dança com Lobos, Os Imperdoáveis ou Bravura Indômita (remake) estariam na lista para personagens. Uma lista tão forte quanto as das figuras de Homem de Ferro, Thor, e outros filmes da Marvel. Afinal, quem coleciona temas de filmes também compra figuras de Western. Ha visto as que apareceram nos EUA referentes ao filme Django, Bonanza e As Loucas Aventuras de James West.

Abaixo algumas fotos sobre o Filme de Will Smith "As Loucas Aventuras de James West" (EUA 1999), no estilo Action Figure. Vi dessas figuras para vender aqui há um tempo atrás, nas Lojas Americanas, mas na época eram caras e eu não colecionava. Hoje só no Ebay e com sorte no Mercado Livre.







Agora os personagens de Django Livre (EUA 2012), também no formato Action Figure. Essas figuras causaram muita polêmica nos Estados Uunidos. Grupos de defensores dos direitos dos afro-americanos sentiram-se indignados com o filme e com a produção das figuras. Elas pararam de serem fabricadas e a gente ficou sem ter como conseguir. Só quem estava bem antenado deve ter conseguido por aqui ou importado. Tem um anúncio no Ebay (Bélgica) de três personagens por US$ 392,00. Houve várias proibições pelo Ebay da venda dessas personagens, mas os anúncios continuam sendo colocados. 



Cowboys e Aliens (EUA 2011) foi uma dessas tentativas de ressuscitar o faroeste no cinema, como se precisassem disso. Digam o que digam, foi um filme bem interessante, abordando um tema novo dentro do gênero. Bem feito, com alusão aos temas de época, somando uma dose conveniente de ficção. Poderia ter uma continuação (sem os ETs) com o personagem de Daniel Craig, Jake Lonergan dando uns tiros lá pelo oeste. Aliás, ele parece ser um ator perfeito para novos filmes do gênero. Quem sabe uma refilmagem de "Por um Punhado de Dólares".



Um dos temas mais filmados no gênero faroeste, o duelo no estabulo OK (OK Courral), em Tombstone. Esse fica fácil para nós, pois as figuras estáticas são fabricadas pela americana Toys Soldiers of San Diego, na escala 1:32.
Os irmãos Earp, a esquerda e Doc Holliday a direita.

Os Cowboys Clanton e Mc Lowery

Wyatt Earp (Black Hawk)

Doc Holliday (Black Hawk)



Figuras alusivas ao seriado Bonanza são encontradas em vários sites fora do Brasil.






Figura colecionável do Filme Dança com lobos (EUA 1990, com Kevin Kostner no papel principal.



SS



Um comentário:

  1. Realmente poderiam investir um pouco no assunto. Tantos seriados e filmes eram retratados nas antigas. Era assistir Rim Tim Tim ou Bonanza e esperar o aniversário, Dia das Crianças ou o Natal.

    ResponderExcluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.