Translate

segunda-feira, 15 de julho de 2013

RESTAURAÇÃO DO ÍNDIO ESCALADOR DA CASABLANCA

          Rebebi este índio em troca de uns produtos que fiz para o Sylvio. Veio sem a perna direita, da metade do joelho pra baixo. Não havia nenhum pra eu copiar exatamente o pedaço que faltava, então segui a intuição.
          Comecei furando o que restou da perna e colocando um pedaço de arame de aço inóx, já dobrado na posição, no furo. Aqueci a parte do arame que vai dentro da perna para que ele fixasse de primeira. É importante amassar a ponta que vai ser embutida, para que ele "chumbe" lá dentro.
          Em seguida revesti tudo com massa epóxi, sem me preocupar com o acabamento. Isso vem depois, usando uma retífica da Dremel, com pontas de lixa e desbaste.
          O resultado está aqui. Falta agora pintar, usando primeiramente um primer para plásticos em toda a figura, uma cor em tom de areia na calça, um tom de couro velho nos mocassins e verniz protetor cobrindo tudo. A calça deste era vermelho, o cabelo, os sapatos, cabos de faca e machado pretos e as lâminas prateadas. As penas tinham traços de vermelho, mas vou usar branco com a base escura para dar ideia de penas de águia.
          Resolvi pintá-la diferente da original por dois motivos: ficar parecida com um índio de verdade usando as roupas em tons suaves que se confundissem com a paisagem e por não haver um padrão de cor para essa figura. Até porque já vi fotos dele com as calças em várias cores.
       



4 comentários:

  1. Pulador? Pulador de cerca? Pode ser, não conhecia essa nomenclatura, geralmente chamam ele de escalador, pois de fato ele não fica em pé, só serve mesmo para ser colocado na paliçada, numa posição de pular. Todavia, se não estou enganado, lembro-me de ter visto em algum folheto da Gulliver que ele vinha montado num cavalo, talvez funcione também, mas fica esquisito. O trabalho está perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Pulador é meio estranho mesmo, vou trocar para escalador. Puxei o nome no Google e veio assim, nem me liguei. Cara, é coisa regional mesmo. Aqui no sul, escalador não é comum e agente acaba seguindo o que fala no dia a dia. E olha que tenho um amigo que é escalador de montanhas. Valeu a dica.

      Excluir
  2. Muito boa a sua restauração!! Excelente trabalho!!
    Gostaria de ver a foto com a figura com o processo de pintura finalizada...
    A respeito do nome, este índio está classificado no catálogo Casablanca como : 009 INDIO PULADOR
    Tenho um cowboy, 015 COWBOY ATIRADOR do Catálogo Casablanca, que está se os pés, a base e a ponta do rifle. Mas como não conheço ninguém tenha a original para copiar a parte quebrada, estou sem coragem de fazer o mesmo que você fez neste índio.

    ResponderExcluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.