Translate

terça-feira, 10 de setembro de 2013

CAVALO DE TROIA



Nosso amigo Alfredo Manhães, do http://meusbrinquedosantigos.blogspot.com.br/, estava procurando informações sobre este Cavalo de Troia. As dimensões aproximadas são 45 cm (C) x 42 cm (A) x 15 cm (L). Os soldados medem 7 cm de altura.
Não havia nenhuma marca de fabricante, mas acabou descobrindo ser da Supreme, que também faz uns cowboys e índios muito legais, mas que infelizmente pecam pela falta de pintura. Mas isso não acontece com estes. Talvez porque seja mais antigo. Ele foi produzido entre 1997 e 2002, e hoje está fora de catálogo. A Supreme era representada no Brasil pela distribuidora paulista Gemini. 
Ao longo da pesquisa , Alfredo ficou sabendo de uma história triste envolvendo a importadora. Caso alguém tenha interesse em saber detalhes, peço que veja o link abaixo:
Para quem interessar, eu tenho planos de fazer uns cavalos desses em madeira.




Ao contrários dos índios, os cowboys não são bem pintados, faltando cor nas calças e botas.



6 comentários:

  1. Este cavalo é da Gemini e não é mais fabricado, recentemente um grande colecionador do Rio se desfez do seu num leilão particular de antiguidades do Rio, a preço vil, mas depois se arrependeu. Tem a escala exata para fazer cenários com figuras 1/32, principalmente Britains, é uma excelente aquisição para qualquer colecionador. Já as figuras Supreme, são extremamente feias e mal acabadas, e praticamente não tem valor de coleção.

    ResponderExcluir
  2. Imagino que fazer um cavalo deste em madeira, deva dar um trabalho imenso!
    Quanto aos cowboys e índios da Supreme, ou Gemini no caso. Vi alguns anunciados no Mercado Livre. O vendedor menciona como : "Marca Não Identificada".

    ResponderExcluir
  3. Pessoalmente eu acho as antigas figuras de western muito legais. Falta, como disse antes, uma boa pintura. Já os que aparecem no ML são na maioria cópias, parece-me. Mais sei lá. Na hora de colocar todos juntos, fica legal.
    E se é por feiura e mal acabamento, tem uns Casablanca que deixam muito mais a desejar. Bom, um dia tudo vai ficar bem velho e será antigo também.

    ResponderExcluir
  4. Você comparou alhos com bugalhos, as figuras Supreme não valem nada não é porque são feias e mal acabadas, pois as figuras Casablanca/Gulliver também são (nisso eu concordo com você), mas a diferença entre elas é que estas últimas são raras e tem um alto preço de mercado. Supreme e Cherilea foram produzidas aos milhões e são muito fáceis de adquirir em qualquer lugar. Uma coisa que você e muitos colecionadores confundem é que nem tudo que é antigo passa a ser raro, e caro. E não é somente a idade que dita o preço de uma peça, mas sim sua raridade, estado de conservação, quantidade de peças fabricadas, quantidade disponível no mercado atual, qualidade ou nobreza do material, valor artístico, valor intrínseco... As figuras Casablanca/Gulliver são toscas e mal acabadas, mas são raras e caras, pouca gente possui e hoje em dia estão cada vez mais diputadas em leilões, com altos preços. Se você adquiriu uma figura e a restaurou ou resolveu pintá-la depois, descaracterizou a peça, que perdeu a originalidade, em consequência o preço de mercado despenca ladeira abaixo. Somente peças originais e inteiras valem como peças de colecionador (não é juntador de brinquedos), as réplicas e restaurações só desvalorizam o produto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que valorizarmos algo que não vamos levar conosco? Eu coleciono "figuras de western". Sinceramente não me importo se elas são da China ou copiadas por alguém que se instalou aqui no Brasil em 1964.
      Mas você tem razão, original é original. Menos a cerveja, que não é tão boa assim, haha.

      Excluir
  5. Gostaria de trocar links entre seu blog e o meu frantoys.blogspot.com.
    Meu e-mail de contato é frantoys11@gmail.com.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.