Translate

quinta-feira, 4 de abril de 2013

FOTOGRAFANDO FIGURAS E OUTROS

Estive tirando umas dúvidas sobre fotografia para o Sr. Júlio e resolvi postar algo sobre isso aqui. Espero que ajude aqueles que gostam de tirar fotos de suas figuras e maquetes. Lembramos que este texto não é um curso de fotografia e que você deve estar familiarizado com os recursos da máquina, além de conhecer alguma coisa de fotografia. Leia pelo menos um manual de alguma máquina para entender as funções.

Vamos falar primeiramente do espaço que usaremos para fotografar. Para exemplificar, vamos fazer de conta que estaremos fotografando uma casinha com algumas figuras. Precisaremos primeiro posicionar estes em algum local que realce o produto. Há varias maneira de fazer isso, mas sempre terá que ser iluminado por cima e pelos lados, de preferência. Vejam esse link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=kbelLSycefE ou este: http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&v=Ye6U77XtpFM&NR=1 . Neles são mostrados caixas de luz, onde a iluminação vem de vários lados, podendo mesmo vir também da frente, através do flash da máquina, embora esse deva sempre ser evitado porque causa sombras.

Agora as regulagens básicas da câmera. Primeiro temos que saber o quanto de foco queremos no objeto a ser fotografado. Nas máquinas com mais recursos você pode regular manualmente a abertura. Se não houver essa opção, coloque no modo "P" (http://www.mochileiros.com/conhecendo-sua-maquina-digital-t36460.html), onde, apesar de ser uma função automática, você pode regular o ISO (http://www.youtube.com/watch?v=BYotKz7LF0M), a Compensação de Exposição, ou "EV", que significa Exposure Value ou Valor da exposição (http://www.youtube.com/watch?v=0YGczWpu0j0), e a função Macro (https://www.youtube.com/watch?v=nkH-fgEMkno). Depois de ver esses links, sugerimos ainda que vocês usem um tripé (de qualquer tamanho, até mesmo de mesa), usando a função de temporizador, aquele reloginho que retém o disparo por 10 segundos, e agora, na maioria das câmeras, em 2 segundos, o que é o bastante para fotografar rapidamente, sem perda de tempo (https://www.youtube.com/watch?v=PY8rsBz6sl4).

Basicamente é: colocar a casinha e figuras num local bem iluminado, com um fundo infinito, que pode ser um lençol branco ou de outra cor que contraste as peças. Pode ser ainda um tipo de fundo que remeta a uma cena, como uma pintura de um vale ou montanha ou ainda uma floresta. Regular a iluminação afim de não ter sombras (caso você não tenha a tal caixa de luz, como eu, por exemplo), colocar a máquina na função desejada para a foto, usar a função macro se quiser detalhes muito próximos, respeitando a distância focal de cada uma, colocar um ISO adequado para a luminosidade e tirar umas fotos testando a luz. Se precisar, podem usar um tripé para dar mais firmeza.

Espero que os videos ajudem e boas fotos.




3 comentários:

  1. Muito boa essa caixa de luz do primeiro vídeo, mas ter disponível em casa 3 luminárias e um tripé de microfone é meio difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que você tem razão. Já nem tenho mais espaço pra nada da coleção, muito menos para uma dessas. Eu e meu amigo estivemos olhando no EBAY e vimos que existem umas que se montam como estas barracas auto-armáveis.
      Procure por Ligth Tent ou veja o anúncio no link abaixo:
      http://www.ebay.com/itm/32-80cm-Softbox-photo-studio-tent-light-shooting-cube-soft-box-4-backdrop-case-/180992541358?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a23ff02ae

      Excluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.