Translate

sexta-feira, 12 de abril de 2013

CARROÇAS DO FAROESTE - FORTE APACHE, GUNSMOKE, BONANZA E OUTROS.

        Estou escrevendo esse tópico para, com a ajuda dos que visitam este espaço, tentarmos colocar imagens e textos sobre os vários modelos de carroças de brinquedo fabricados ou vendidos no Brasil nos anos 1960, 1970 e 1980 em diante. Interessam principalmente aquelas que faziam parte dos conjuntos do velho oeste da Casablanca, Gulliver, Troll, Viocema e outras.
         Peço ajuda para aqueles que tem fotos e me mandem para eu ir colocando neste espaço.

Carroça da Casablanca, cujas fotos estavam disponíveis no anúncio de um vendedor do ML.
Feita em madeira de pinho com fundo de compensado. Já vi algumas com fundo de "eucatex". O eixo dianteiro dessas carroças não viravam. Somente os cavalos, presos ao cambão faziam esse movimento. Era uma forma simples de dar realismo ao brinquedo.






Carroça Casablanca Aberta de dois cavalos com Cowboy Carroceiro numerado 126 Cavalos numerados 178 e 179 Rodas numeradas 174 e 175 acompanham 5 Sacos de Aniagem e 2 Barris Primeira Série Ano 1965.
Podemos notar aqui que o frisamento da lateral se dá no meio e com cantos vivos, diferente de um modelo mostrado em foto mais abaixo.


Carroça Casablanca Coberta com dois cavalos Rodas traseiras numeradas 70 Ano 1968.


Carroça Casablanca Coberta com quatro cavalos índios Cavalos numerados 10 Rodas numeradas 174 e 175 Primeira Série 1965.


Carroça com dois cavalos Cocheiro com rifle e revolver 3 Sacos de Aniagem um Barril e uma Caixa de Víveres Década de 1960.


Carroça Gulliver 1971.
Tive uma dessas quando garoto. Uma pena que se perdeu. Restaram as rodas pelo menos, o que serviu para restaurar uma outra que tenho. Essa era legal porque o eixo girava, fazendo com que a carroça fizesse a volta como uma de verdade.



Carroça Gulliver Coberta com quatro cavalos Ano 1971.
Há uma diferença nesse modelo em relação a outros. Trata-se da forma como a madeira era fresada. Nas outras carroças podemos notar que a lateral, assim como o banco e traseira, são feitos a partir de uma peça de aproximadamente 2,5 cm, fresada no meio e com o corte reto. Nesse modelo, o fresamento acontece de forma arredondada, parecendo um aproveitamento do que restava das paliçadas dos fortes. Normalmente as laterais apresentavam tem três "gomos", mas como eram cortadas de qualquer jeito, ficavam com apenas dois no meio e as bordas em cantos vivos*.



Diligência da década de 1070.
Provavelmente do conjunto Gunsmoke, embora haja referências discordantes sobre a cor e personagens da foto.


Carroça Gulliver dos anos 2000.



Recebi um e-mail do Kenny Zukowski a pouco onde me mandou essas fotos abaixo. São imagens de parte da coleção de um amigo nosso, que por enquanto vou preservar o nome. O bom é que consegui identificar uma carroça igual a que eu estou a anos tentando reformar. Notem a diferença das cores nos mesmos modelos.















Continuamos outro dia com mais fotos






5 comentários:

  1. É realmente desanimador lembrar das carroças tão bonitas e cheias de charme do passado e ver a carroça miserável dos anos 2000, onde se percebe que fizeram tudo para economizar, o toldo é uma paninho vagabundo tão fino que chega a ser transparente, e é pregado de uma maneira inaceitável, parece produto chinês; os cavalos gorduchos depois vieram de um cor só, aí esculachou de vez, infelizmente. Se você visitar o site da Comansi na Espanha, ano passado lançaram um novo forte, um povoado índigena e uma carroça de faroesta lindíssimos, maravilhosos, por preços absolutamente em conta, embalados em caixas-cenários lindas. E olha que a Espanha está em crise e o Brasil crescendo, conforme diz o nosso confiável governo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi ainda esse lançamento da Comansi. Vou ver se acho. Mande-me o link por favor, caso não ache.
      As carroças novas tem o seu valor, mas ficam aquém das antigas pela representação em nossa infância. O que eu não gosto é a idéia de rodas iguais. A de plástico dos anos 1970 eram bem mais interessantes.

      Excluir
  2. Belíssima coleção de carroças, muito lindas, parabéns ao dono!!! Algumas são estrangeiras, mas são excepcionais, difícil encontrar uma coleção desse jeito.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, alguém pode me dizer onde posso comprar um plano de construção de uma diligência do velho oeste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, acho isso praticamente impossível. Mas podemos ver algumas fotos em escala pra você tentar fazer uma.
      Ao meu ver, ela é muito fácil de construir. Apenas um detalhe é importante, e talvez dificulte um pouco, a curvatura da carruagem. É uma coisa que normalmente passa despercebida, muitas vezes nos brinquedos mesmo. Há uma curvatura que é característica desse tipo de coche, e que lembra um barco. Não é impossível fazer igual, mas requer muita habilidade. Fora isso, é copiar partes e ir montando com lâminas de madeira ou papelão. Depois cobrir com uma resina acrílica para fazer a plastificação e endurecimento.
      Eu nunca tentei, mas acho que se tivermos paciência, dá pra ensair uma.

      Excluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.