Translate

sábado, 21 de outubro de 2017

FIGURAS DA ÁFRICA SELVAGEM E SAFARI- PECH E GULLIVER

Não sei se já contei aqui a minha história com a Aldeia da África Misteriosa, que no meu caso era o conjunto Tarzan com a aldeia, lançado em 1978. Pois bem, eu tive uma, comprada na Livraria Progresso, no centro de Florianópolis. Passei em frente a loja e lá estava ela na vitrine. Comprei no esquema de reserva, pagando até a retirada. Baita presente de Natal.




Brinquei muito com ela, tanto que a caixa e a base detonaram. Era ela, com os africanos e alguns animais, o Tarzan, e mais uma montoeira de animais que eu tinha comprados separados. Brincava do lado de um riacho que ficava na prainha em frente à minha antiga casa, no Saco dos Limões. Hoje tá tudo detonado lá, com o riacho correndo pelo meio de casas.

Ficou guardada em caixas e sacos até meados de 2000, quando fiz a besteira de trocar por figuras de Forte Apache, alguns índios e cowboys. Grande besteira. Só o trono estava em pedaços, o resto estava muito bom. Mas, fazer o que?

Como outro dia o Edimilson Veloso se interessou em um forte meu, acabamos trocando 16 figuras pro ele. Duas eu vou ter que consertar, pois uma está com a lança quebrada e a outra com ela falhada na moldagem. Mas isso será bem simples e na hora oportuna mostrarei aqui o resultado.

Bom, desses pequenos nativos, vieram dois que não constavam da minha aldeia, pois acredito serem do conjunto safari, os carregadores de marfim. Também vieram dois carregadores do leão abatido, o qual tenho por restaurar a travessa. Aos poucos ia montar uma pequena cena, já que tinha o caçador e caçadora e o guia.


Este não é o meu. Catei esta foto da internet. O meu não tem a travessa.


Eis que nesse meio tempo, o Antônio da Redskorpio (clique para acessar) me mandou uma foto de alguns Pech feitos nos moldes originais por vota de 2005, segundo ele. Oito figuras, meio tortas pelo desalinhamento das formas, mas que ajeitei e pintei.

Provavelmente os moldes foram avariados ou refeitos, pois a figura número 4 (contando da esquerda para direita e para baixo) está sem os chocalhos ou seja lá o que eram.



As bases eram completamente lisas, sendo que os pés dos nativos não apareciam muito bem ou nada. Então criei este efeito de relva, usando um pirógrafo e derretendo o plástico. Depois foi pintar dando efeito de pés escondidos pelo capim. Acho que atenuou bastante.

Agora estou por recuperar a pintura dos Gulliver's que tenho, e arrumar mais alguns. Aos poucos vou fazendo meu próprio conjunto Safari, que tive nas mãos quando criança, com o dinheiro no bolso, mas acabei não comprando. Outro arrependimento. 

Abaixo, algumas fotos dos conjuntos do meu camarada Mac. Nesta duas fotos a seguir, podemos ver os tais carregadores de marfim, o atirador que consegui recentemente, e esse outro na árvore, que achei demais.



As jaulas que aparecem nas fotos eu fiz com base nas originais. Tive o cuidado de serrar a madeira a mão, para dar este ar vintage. O Mac se encarregou da pintura. Aqui nesta de baixo, tem o nativo que comentei antes, que está com a lança quebrada.




A seguir, um detalhe da jaula. Estes riscos nas rodas foram copiados das originais, mas como não possuía ainda um pirógrafo, tive que fazer com um arame aquecido. Baita trabalho. Também dá pra ver bem o carregador de marfim.



 Aqui os carregadores originais Pech. Aliás, acho que todos aqui nestas fotos são espanhóis. Destes possuo só o que carrega o fardo verde, mas tenho os que carregam as jaulas e e os fardos nos ombros e na cintura. Fico devendo a foto.



Este é o Tarzan, mas não tenho idéia se é Pech. Provavelmente, pois já vi outros de outros fabricantes e são bem diferentes, como os BUM.



Aqui alguns que eu fui descobrir a pouco. Outra caçadora, bem diferente da nossa Gulliver, e mais dois outros caçadores. Agora pensem numa vontade de ter tudo isso também, hehe.


Bom, é isso aqui por enquanto. Assim que tiver mais coisas pintadas e montadas, posto aqui e atualizo para vocês. Grande abraço a todos, principalmente a você Mac.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.