Translate

terça-feira, 26 de março de 2013

TAMANHO DAS FIGURAS

     Quando compramos de algum site uma figura na escala 1/32, ficamos na dúvida se ela será ou não compatível com as que já temos. Na verdade, Essa escala seria uma forma de medir a figura em relação a uma pessoa de tamanho normal. Ou seja, ela teria o tamanho 32 vezes menor que uma pessoa. Acontece que há pessoas e pessoas, em tamanhos diferentes, espalhadas pelo mundo. 
       Mas esse não é nem o caso. Acontece que quem esculpe a figura tem ou não habilidade suficiente para deixar tudo na mesma escala dos outros fabricantes. E é difícil, podem crer. Como em um desenho, temos que observar as proporções entre um membro e outro ou entre pessoas de diferentes etnias, por exemplo. Um índio americano seria, em geral, mais baixo que um cowboy descendente de um alemão. Outros cowboys, com ascendentes diferentes, poderiam ser do mesmo tamanho. Assim como é hoje.
       Além dessa proporcionalidade entre as figuras, a harmonia delas também conta. Em alguns casos, passa despercebida a diferença de tamanho, ou altura, entre elas. Mas quase sempre é visível que uma figura é mais grossinha ou mais fininha que a outra. Tomemos como exemplo Gulliver/Atlantic e Britains, mais especificamente os cowboys. Os primeiros são mais gordinhos. Seus membros, pernas e braços, destacam-se em relação as figuras Britains, Airfix e as Marx da Argentina, que são mais harmoniosas. As TSSD e Paragon aproximan-se mais da Gulliver atual, mas algumas casam com as Britains.
       Eu tenho um vaqueiro da Timpo que fica perfeito ao lado do Tenente Rip Master, do Forte Rim Tim Tim, mas as duas ficam pequenas em relação aos soldados novos da Gulliver. Quem se lembra dos Forte Apache da nossa infância, onde estes dois eram, junto com o Rust e o general com a espada na cabeça, as menores figuras, parecendo anões em relação aos soldados.E assim vão as comparações. Acho que o negócio é ter um pouco de tudo, misturar o que dá e criar sets separados uns dos outros, diversificando e disfarçando as diferenças.

      Como isso foi alvo de questionamento aqui no blog, resolvi importar umas fotos do site da Redskorpio para mostrar aqui mesmo como são as figuras mais comuns a venda hoje.
Espero que os ajude na hora de comporem os seus sets.






FIGURAS MARX E FIGURA GULLIVER

FIGURA GULLIVER, FIGURA MARX E FIGURA BRITAINS

 FIGURA GULLIVER E FIGURAS BRITAINS

FIGURAS INDETERMINADAS E FIGURAS GULLIVER (CENTRO) 

FIGURAS GULLIVER (E) E BRITAINS, COM UMA MARX AO CENTRO

FIGURAS DIVERSAS

FIGURAS DIVERSAS, COM UMA GULLIVER AO CENTRO

FIGURAS DIVERSAS COM UM ÍNDIO GULLIVER








6 comentários:

  1. Vale lembrar:
    1/32 = 54 mm ou 5,4 cm
    1/25 = 70mm ou 7 cm

    Muitos consideram Gulliver como 1/32, eu não acho, a Gulliver é um pouquinho maior, tipo 1/30 = 57 mm, ou até maior, na média 60 mm.

    1/35 é a escala Elastolin que nós conhecemos, sendo que ela também fabrica em 40 mm, ou 4 cm, que significa escala aprox. 1/43

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado. Boa parte das figuras Casablanca e Gulliver antigas são mesmo maiores. Como foram figuras copiadas de várias fábricas, tendo algumas, provavelmente seus moldes alterados, os tamanhos variavam muito.
      Vou tentar tira fotos das figuras que eu tenho e que são de tamanhos bem diferentes.

      Excluir
  2. Só um conserto no meu comentário no final, as figuras elastolins são 1/25 = 7 cm (não 1/35 como escrevi).

    A Casablanca, e depois Gulliver, não tinha um padrão de altura e nem das pinturas, era tudo esculhambado, mas é isso mesmo que torna as figuras tao cobiçadas. Somente quando adotaram o padrão Atlantic ficou tudo do mesmo tamanho. Outra explicação é que as pessoas reais também variam de altura, portanto, as figuras reproduziam bem essa característica.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só as Elastolin. Aqueles soldadinhos azuis dos forte antigos como o Rim Tim Tim, também eram maiores.

      Excluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.