Translate

segunda-feira, 28 de abril de 2014

PINTURAS

Devem ter visto aqui as primeiras pinturas que fiz há tempos atrás. Depois começar pintando toda a figura, resolvi que podia pintar outras parcialmente. Fiz isso com alguns índios da Kellogg's/Crescent que comprei do Gilberto.
Antes disso, porém, já havia pintado alguns índios da Jean Hoeffler com os olhinhos em destaque. Aprendi a técnica aqui no Youtube, no canal MichToyCo. Nessas figuras da Kellogg's eu não me preocupei com isso porque ainda não havia conseguido um pincel "00". Estava me virando com a ponta de um palitinho.
Mostro a seguir algumas das pinturas que fiz por último. Espero que apreciem.







Estes são os Kellogg's que pintei recentemente. O material destas figuras é mais maleável do que as da Gulliver e JH. O primer que usei não grudou 100%. Bem provável que tenha sido por eu não ter escovado bem a figura onde ela foi pintada. Nessas eu optei por não pintar o corpo e a base nas partes desnudas, assim como não fazer os olhos. Também dei um detalhe prateado no rifle deste último índio acima.



Este índio JH foi uma das primeiras figuras que eu pintei. Já o cavalo foi semanas atrás. É importante frisar que quando montei o índio no cavalo, uma parte da sela descascou devido ao excesso de fricção. Se eu for pintar outra figura parecida no formato de curvatura das pernas, vou esquentar e abrir mais o arco. Se precisar vou colar com silicone ou cola de pistola. Para o cavaleiro usei pintura em todo o corpo, mas no cavalo apenas nas partes marrons e base, além dos cascos e arreios. Usei alguns traços característicos das tribos americanas. Uma mistura das usadas por Sioux, Chayenes e Comanches até onde tenho conehcimento. Confesso não me ater fielmente a isso porque as figuras antigas, em geral, não representam 100% as etnias.





Acima estão duas figuras do tenente Rip Master. Uma do Forte Rin Tin Tin e outra Casablanca. Se bem que as duas tem o logo Casablanca embaixo da base. A primeira está com a pintura original da época. O padrão é o mesmo usado nas figuras copiadas da Airfix ou Britains (em dúvida agora) que apareceram aqui pelos anos 70. Diferente do uniforme oficial, com jaqueta azul escura e calça azul clara, elas eram pintadas ao contrário. O mais interessante é que os soldados que acompanhavam o forte eram todos azuis. A figura das três últimas fotos foi pintada baseada no uniforme oficial. Pensei em pintá-la com as cores da 7º cavalaria, mas deixei isso para uma terceira figura. Pintei também a lista na calça, que, segundo as fotos e filmes que eu tenho visto, indicavam o posto de oficial. Não pintei os olhos, mas fiz uma costeleta para tentar ressaltar orelhas que não existem, hehe. A base não é verde. Não gosto das bases verdes por não retratarem a realidade do piso arenoso dos fortes.





Este são cowboys recentes, cópias, vendidos pela Redskorpio em cores sortidas. Cópias  daqueles que a Gulliver tinha por aqui nas antigas. A pintura é uma releitura. Não atende a linha clássica usada antigamente, com muito vermelho azul e amarelo. Optei por um Maverick vestido de preto, mais ao estilo jogador profissional e pistoleiro (foto 2). Embora não apareçam as bases, tirei o tradicional verde também e substituí por uma "areia". Nestas os olhos estão presentes. Fiz isso para uma valorização da figura, que são, desde as originais espanholas, até hoje, muito mal moldadas no rosto. Estas não estão totalmente prontas, faltando dar um retoque nos olhinhos. Uma coisa que mantive foram as pistolas prateadas, embora os cintos e coldres sejam marrons, diferente dos prateados de antigamente.

Links úteis:

http://www.redskorpio.com.ar/
https://www.youtube.com/user/MichToyCo
https://www.youtube.com/watch?v=qKs_mBBNN0w




Um comentário:

  1. Ficaram ótimas as pinturas dos índios! Acho bem interessante a pintura parcial de uma figura...

    Os cowboys argentinos são da Modelex S/A. Apesar de pouco detalhados, ficam bem legais após a pintura.

    ResponderExcluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.