Translate

sábado, 2 de março de 2013

UM FORTE PARA SANDRO, DE SANTOS

          Há tempos recebi um e-mail do Sandro, lá de Santos, São Paulo. Queria um forte diferente. Depois de alguns e-mails trocados e algumas fotos de fortes mandadas, resolveu que queria um bem grande, algo de um metro por oitenta centímetro. Ofereci a ele o que tenho pronto, mas ele queria algo mais na cor da madeira (cedrinho branco) que eu tinha disponível.
         Bom, depois de resolvidos os detalhes de como tudo ficaria, comecei a fazer o forte pra ele. Está quase todo pronto, faltando apenas uns poucos detalhes e uma estrebaria. A princípio eu ia enviar uma que já estava pronta, mas como está pintada de azul e vermelho, resolvi fazer uma nova.
           Este é um forte fora do padrão que costumo fazer. Tem quatro guaritas no estilo do forte de plástico da Gulliver, duas casas, um cocho, um mastro, várias escadas, um poço e duas traves para amarrar os cavalos.

Clique nas fotos para ampliar.


















11 comentários:

  1. Valeu Solon, um Forte Apache fantástico e as figuras ja chegaram, muito bem detalhadas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ficou muito legal!!!!!!!!!!! Mais ainda são as cores da madeira se alternando claro/escuro, genial, esse forte é demais! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, gostei desse detalhe e sempre procuro fazer dessa maneira.

      Excluir
  3. Como ficou a dimensão final?
    Largura x Profundidade

    ResponderExcluir
  4. As figuras Britains são muito mais detalhadas que as da Gulliver, são ideias para um forte como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte com você. Eu gosto muito das Gulliver cópias da Atlantic. São tão boas, ou melhores, que algumas TSSD ou Paragon.
      A vantagem é a facilidade de conseguir Britains na Argentina.

      Excluir
  5. Duas coisas que eu não gostei:
    1) foi o parafuso aparecendo embaixo das guaritas, não tem como camuflá-lo?
    2) Em cima do portão, onde fica a tabuleta, a parte de trás (onde se pode colocar soldados atirando) não tem sustentação, a madeira está no ar flutuando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camuflar o parafuso é uma coisa que sempre me preocupou. Já tentei colocá-lo por dentro, mas fica difícil. Na verdade, o parafuso pode ser retirado, mas tem que colar e pregar, depois bater a cabeça do prego e preencher com cera. Mas isso fica difícil de fazer antes de entregar porque ele tem que ir desmontado. Normalmente deixo estas partes, assim como pinturas para os clientes acabarem.
      A questão da passarela já foi resolvida. Coloquei duas "mãos direitas" embaixo daqueles travessões.
      Como é um brinquedo, acima de tudo, eu deixo sem nada normalmente. Se me encomendam com detalhes eu faço do jeito que for pedido. No caso desse aí, fiz por minha conta. Entretanto não tomei essa medida nas passarelas das paliçadas.
      Fiz um forte uma vez que tinha tudo isso. Mas foi diferente. Era mais um diorama. Era tudo em escala e bem detalhado. Não me custa fazer desse jeito, mas o custo aumenta muito e a maioria das pessoas não gosta. Existem mesmo dois tipos de pessoas que me encomendam esses brinquedos. Umas querem algo o mais próximo do "tosco" possível, outros querem uma "miniatura". A diferença realmente é o tempo que se leva nos detalhes, além dos materiais, que tem que ter outros padrões.
      Mesmo assim, obrigado pela crítica, pois ajuda a desenvolver produtos que atendam a vários gostos.

      Excluir
  6. Olá,
    Pode colocar fotos desses braços direitos para a gente ver como ficou? Vc tem razão quanto ao brinquedo ficar um pouco tosco no tocante ao "acabamento", quanto a isso concordo plenamente com você, mas todos devem obedecer às leis físicas, não pode ficar nada no "ar" desafiando a gravidade ou com vãos enormes que são fisicamente impossíveis, que fariam uma casa ruir. Teve um artesão mineiro que fez um forte com uma guarita que tinha uma janela enooooorme, para colocar soldados era ótima, mas dificilmente alguém podia construir uma coisa assim. Quanto ao diorama, é uma abordagem completamente diferente e é dificílima de ser implementada, por se tratar de uma reprodução fiel de uma cena real, não há desobediência das leís da Física, mas o que se busca é o "aspecto" de realidade, onde se faz tudo para "parecer" real, coisa que nós, colecionadores de brinquedos, não damos nenhuma importância.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente já despachei o forte sem fazer essas fotos dos acabamentos. Entretanto, tenho dois fortes lá em casa e vou tomar sua crítica como um incentivo a fazer algumas alterações.
    Você tem razão, e isso já foi uma coisa que me preocupou, Eu os fazia assim, com mais vigas e colunas de apoio. Só que ficava dispendioso de material e tempo, além de não atingir a amioria dos interesses.
    Com o passar do tempo, descobri como fazer esses pauzinhos redondos com mais rapidez, e isso ajuda na hora de colocar alguns detalhes.
    Prometo a você que nada vai ficar "suspenso" daqui por diante.
    Uma outra coisa que vou reformular são as guaritas, que atualmente são fechadas nos quatro lados. Vou deixar dois deles abertos de agora em diante, embora preserve esse estilo todo fechado para os que assim desejarem. Acho ainda que a solução seria ter dois modelos básicos, um mais simples, e outro mais aprofundados nos detalhes.
    Agradeço a você pelo comentário e assim que der vou escrever um tópico sobre isso com várias fotos.
    Se quiser mandar e-mail, forteapachedemadeira@gmail.com
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.